Homens, mulheres e crianças de todas as idades podem apresentar hérnias da parede abdominal. Hérnia é uma fraqueza localizada na parede abdominal, por onde ocorre a protrusão de parte do conteúdo da cavidade abdominal.
Normalmente as hérnias são de fácil percepção. Elas aparecem como uma protuberância abaixo da pele, principalmente na região umbilical e inguinal. As hérnias também podem se manifestar através de dor ao se levantar, tossir ou fazer esforço para urinar ou evacuar. A dor pode piorar ao final do dia ou após permanecer em pé por períodos prolongados.
As hérnias tendem a ocorrer em locais de maior fraqueza da parede abdominal como as regiões inguinais e umbilical, ou em regiões de manipulação cirúrgica prévia, chamadas de Hérnia Incisionais.
Além do incômodo e da dor, as estruturas intra-abdominais herniadas, como as alças intestinais, podem ficar presas dentro da hérnia (Hérnia Encarcerada), ocasionando dor aguda, por vezes obstrução intestinal e sofrimento do conteúdo encarcerado (Hérnia Estrangulada). Essa condição necessita de procura imediata ao Pronto Atendimento.
Na maior parte das vezes as hérnias da parede abdominal podem ser corrigidas através da Laparoscopia, em que são realizadas pequenas incisões (entre 0,5cm e 1cm) na parede abdominal, e insuflado um gás inerte que permite a visualização dos órgãos intra-abdominais. Após a redução do conteúdo herniado de volta para a cavidade abdominal, frequentemente é utilizada uma tela para reforçar a região de fraqueza e impedir a recorrência da hérnia.